Não tem a licença do Microsoft Excel? Confira o Calc, uma alternativa gratuita

Paulo Henrique Oliveira
3 min readJan 1, 2021

--

Este tutorial, destinado principalmente a usuários novos no pacote LibreOffice Calc, é um guia introdutório sobre o uso da ferramenta Solver desse pacote de escritório.

Através deste tutorial, vou mostrar como usar o Solver para resolver problemas de otimização, ou seja, maximização ou minimização, e isso a partir de exemplos muito simples.

Depois de dominar os fundamentos desta ferramenta, você será capaz de modelar problemas mais complexos. Essa é uma alternativa ao Excel do Microsoft.

Calc, como funciona

Solver é uma ferramenta muito poderosa que permite a qualquer pessoa resolver problemas de otimização sujeitos a restrições. Usado com sabedoria, permite enfrentar situações mais complexas em particular: a busca de soluções para equações matemáticas lineares, a maximização do volume de negócios a preços de mercado, etc.

Primeiramente, você deve inserir todos os dados do seu problema em uma planilha da planilha do Calc. Depois disso, prossiga para iniciar a ferramenta Solver conforme descrito emII ; a janela “Solver” , que permite inserir os vários dados do seu problema, é exibida na tela.

Diferentes partes do Solver

Olhando para a janela “Solver”, percebemos que ela é essencialmente composta pelas seguintes partes:

a zona “Célula alvo”;

a área “Otimize o resultado para”;

a zona “Por modificação de células”;

e a área de “Condições de limitação”.

A partir disso, irei primeiro apresentar-lhe as diferentes áreas da janela “Solver” antes de proceder à resolução de alguns casos práticos para um melhor manuseio desta excelente ferramenta que é o Solver.

Usaremos o exemplo abaixo para ajudá-lo a entender melhor as diferentes partes do solucionador e sua utilidade.

Exemplo de aplicação: um criador possui bípedes e quadrúpedes em seu recinto. Esta manhã, olhando para os animais, ele contou 83 cabeças e 236 pernas.

Somos solicitados a determinar o número de bípedes e quadrúpedes presentes no recinto.

Para resolver este problema, seguiremos os seguintes diferentes passos relativos à apresentação das partes que compõem a ferramenta solucionadora.

Célula alvo

A célula-alvo corresponde àquela que deve receber a fórmula para a qual se espera um resultado. Portanto, você deve certificar-se de que esta área se refere à célula do resultado esperado.

No caso do nosso exemplo de aplicação, a célula-alvo corresponde à célula E3 que contém o número total de patas identificadas pelo criador (236 patas) e dado pela fórmula.

nome do padrão: (C3*C4)+(D3*D4)

Uma vez estabelecida esta tabela, inicie a execução da ferramenta de resolução para proceder à resolução do problema (cf. II).

Na janela que é exibida, preencha a referência da célula-alvo clicando no botão localizado à direita da zona para receber esta referência.

Otimizar o resultado

A área “Otimizar o resultado” oferece a possibilidade de definir o comportamento que a célula-alvo deve adotar. Para fazer isso, você precisará marcar uma das três caixas abaixo:

Máximo: para permitir ao Solver saber que a célula alvo previamente definida deve ser maximizada, ou seja, deve atingir o maior valor possível;

Mínimo: para indicar ao Solver que a célula-alvo deve ser minimizada, ou seja, deve atingir o menor valor possível;

Valor de: para informar ao Solver que a célula de destino deve atingir um valor fixo que você definiu anteriormente.

Ainda no contexto da solução do aplicativo de exemplo, nesta parte você primeiro verificará a opção Valor de para indicar ao solucionador que a célula alvo, correspondente ao número de trechos identificados, é um valor fixo e é igual a 236.

Artigo originalmente publicado em: https://www.escolalinux.com.br/blog/nao-tem-a-licenca-do-microsoft-excel-confira-o-calc-uma-alternativa-gratuita

--

--

Paulo Henrique Oliveira
Paulo Henrique Oliveira

Written by Paulo Henrique Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux.

No responses yet